DPS - proteção contra raio

O dispositivo de proteção contra surtos elétricos (também conhecido como pára-raio eletrônico) é um aparelho que conduz energia quando há um pico de tensão. Dentro dele, há um varistor de óxido de zinco que é associado a um dispositivo de segurança. Este varistor deixa a corrente passar quando a tensão em seus terminais passa da tensão limite. A passagem da corrente por ele é proporcional à tensão que atinge ele. Esta passagem gradual de corrente por ele que garante que a tensão da saída não aumente.

E estabilizadores? O estabilizador é melhor para zonas rurais, localidades em que a tensão oscila. O equipamento não reage na velocidade desejada para responder ao raio.

O recomendado é o uso de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), mais conhecido como filtros de linha. Os modelos comerciais de DPS podem ser instalados no quadro elétrico da residência, comércio ou indústria.
O dispositivo é ligado entre a fase e o fio-terra e não consegue impedir que a descarga chegue. Ele funciona como caminho alternativo.

Em quadros trifásicos de rede telefônica, seriam necessários pelo menos três protetores, que operam de maneira análoga aos elétricos. Boa parte dos modelos de estabilizadores e nobreaks têm DPS interno.

A régua de tomadas é usada como extensão da rede elétrica e conta com fusível para proteção de sobrecorrente. Modelos com DPS (filtros de linha) funcionam também como forma de proteção contra surtos. Para conferir sua funcionalidade, é recomendável consultar um profissional.
contato@elohimenergia.com.br (15) 3021.1066
Tags / Sitemap: Raios, No-breaks, DPS, Anti-raio, Distribuidor, Revendedor
Produção de Sites: